Dia
_________________________________________________________
Momentos
|
Passo
a passo
|
Detalhamento
do passo
|
Acolhida
|
||
Leitura
|
Predição
|
Fazer a predição do texto da atividade 10 PLANETA ÁGUA.
|
1° leitura exemplar
|
Fazer a leitura do texto realizada
pelo professor e a leitura silenciosa
pelos alunos.Identificar o gênero textual.
|
|
2ª leitura
|
Realizar a leitura coletiva dos
alunos, chamando a atenção para a pontuação correta, logo em seguida será
feita a leitura individual.
|
|
Escrita
|
Atividades Escritas
|
Resolver a atividade escrita
relacionada ao tema ,completando uma
cruzadinha.
Compreender o texto e consultar
dicionário.
|
Correção das atividades
|
Fazer a correção da atividade fazendo
algumas intervenções.
|
|
Produção Escrita
|
Hora da redação; Escrever um texto
dando opinião sobre a preservação da natureza. O professor deverá fazer algumas intervenções se for necessário.
|
|
Apresentação das produções escritas
|
Cada aluno deverá apresentar seu texto
e expor em murais.
|
|
Propor atividades para casa
|
Responder a atividade do li vro de
português sugerida pelo professor.
|
DIA
___________________________________________________________________
MOMENTOS
|
PASSO
A PASSO
|
DETALHAMENTO
DOS PASSOS
|
Acolhida
|
Retomada da atividade anterior.
|
|
Leitura
|
Predição
|
Fazer a predição do texto da atividade
11 – TEM CAMELÕ..
.
|
1° leitura exemplar
|
Realizar a leitura do texto , em
seguida fará a contextualização para confirmar as hipóteses da predição,
explorando os elementos e o gênero textual
|
|
Coletânea de textos
|
Fazer uma leitura espontânea da
coletânea
|
|
Escrita
|
Atividades escritas
|
Compreender o texto lido, assim como
reconhecer o número do substantivo
|
Correção da atividade
|
Fazer a correção da atividade de forma
coletiva e fazendo as intervenções necessárias.
|
|
Produção Escrita
|
Explorar o gênero proposto fazendo
alguns questionamentos orais sobre o mesmo para fortalecer as idéias dos
alunos.
|
|
Apresentação das produções escritas
|
Cada aluno deverá apresentar sua
redação e expor em um mural.
|
|
Propor atividades para casa
|
Orientar os alunos a responderem a
atividade do livro didático sugerido pelo professor.
|
DIA _________________________________________________________
MOMENTOS
|
PASSO A PASSO
|
DETALHAMENTO DOS PASSOS
|
Acolhida
|
Retomada da atividade anterior.
|
|
Leitura
|
Predição
|
Fazer a predição do texto da atividade 12 – A cor da pele
|
1° leitura exemplar
|
Realizar a leitura do texto realizada pelo
professor, em seguida leitura em grupo.
|
|
Coletânea de textos
|
Fazer leitura de diversos gêneros, em
seguida dizer o que mais gostou.
|
|
Escrita
|
Atividades escritas
|
Responder a atividade com base na
compreensão do texto lido.
|
Correção da atividade
|
Corrigir a atividade oralmente.
|
|
Produção Escrita
|
Elaborar um texto descrevendo a minha
rua.
|
|
Apresentação das produções escritas
|
Fazer intervenções e levar o aluno a
refazer seu texto.
|
|
Propor atividades para casa
|
Propor atividades do livro de
português
|
DIA___________________________________________________________________
MOMENTOS
|
PASSO A PASSO
|
DETALHAMENTO DOS PASSOS
|
Acolhida
|
Cumprimentar a turma. Retomada da
atividade anterior.
|
|
Leitura
|
Predição
|
Fazer a predição sobre o texto da atividade 13 – o Cão e o Gato,
|
1° leitura exemplar
|
Realizar a leitura do texto , em
seguida fará a contextualização para confirmar as hipóteses da predição,
explorando os elementos e o gênero textual.
|
|
Coletânea de textos
|
Procurar um texto informativo dentro
da coletânea de textos e apresentá-lo para o professor e os colegas.
|
|
Escrita
|
Atividades escritas
|
Responder as questões da atividade 13
do Programa do Paic +. através de uma boa compreensão. Compreender as
palavras no contexto.
|
Correção da atividade
|
Fazer as correções oralmente com os
alunos e fazer com que eles percebam os erros e acertos.
|
|
Produção Escrita
|
Produzir um texto descritivo
relacionando uma lista de frases entre dois animais escolhidos.
|
|
Apresentação das produções escritas
|
O professor deverá fazer as correções
necessárias e posteriormente fazer com que o aluno refaça-o se necessário.
|
|
Propor atividades para casa
|
Propor atividade do livro didático
para ser resolvido em casa.
|
DIA
_______________________________________________________________________
MOMENTOS
|
PASSO A PASSO
|
DETALHAMENTO DOS PASSOS
|
Acolhida
|
||
Leitura
|
Predição
|
Fazer a predição do texto.da atividade
14 – Camaleão.
|
1° leitura exemplar
|
Realização da 1ª leitura pelo
professor em seguida farão leituras em grupos.Deixar explícito, as partes que
compõem um poema.
|
|
Coletânea de textos
|
Pedir que os alunos leiam a coletânea
e seguida discutir as descobertas analisadas pelos alunos.
|
|
Escrita
|
Atividades escritas
|
Compreender textos respondendo a
atividade que está em debate.
|
Correção da atividade
|
Perguntar oralmente os alunos as
questões respondidas, até que eles detectam algo que esteja correta ou
erradas com o objetivo de entender .Revisar os cadernos.
|
|
Produção Escrita
|
Orientar os alunos dando subsídios
para o gênero que irá ser produzido.
|
|
Apresentação das produções escritas
|
Compartilhar sua produção com os
colegas da sala discutindo a escrita
com o s colega.
|
|
Propor atividades para casa
|
Propor atividade escrita do livro
didático.
|
Dia___________________________________________________________________
MOMENTOS
|
PASSO A PASSO
|
DETALHAMENTO DOS PASSOS
|
Acolhida
|
Retomada da atividade anterior.
|
|
Leitura
|
Predição
|
Fazer a predição do texto da atividade 15- Lista de convidados
|
1° leitura exemplar
|
Realizar a leitura Lista de convidados
do professor para os alunos. Em seguida fazer a contextualização confirmando
as hipóteses da predição, explorando o gênero textual.Deixar explícito, as
partes que compõem um poema
|
|
Coletânea de textos
|
Propor aos alunos que façam uma roda
de leitura.após a leitura informar o gênero textual e informar os assuntos de
que se trata no texto.
|
|
Escrita
|
Atividades escritas
|
Propor aos alunos que respondam a
atividade 15, com base no que entenderam. Acrescentar o emprego das sílabas: am--em-im-im-om/
an-en-in-on-un. Levar o aluno a entender que antes das letras P e B só se escreve M.
|
Correção da atividade
|
Fazer perguntas relacionadas a atividade
15 para verificar se realmente os alunos entenderam o texto e o que foi
exposto sobre ortografia.
|
|
Produção Escrita
|
Propor aos alunos que elaborem uma
redação com o gênero Lista de convidados. O professor deve orientá-los antes
de iniciar a produção.
|
|
Apresentação das produções escritas
|
Pedir aos alunos que cada aluno leia
sua produção.
|
|
Propor atividades para casa
|
Propor a atividade do livro Didático.
|
Dia
______________________________________________________________
MOMENTOS
|
PASSO A PASSO
|
DETALHAMENTO DOS PASSOS
|
Acolhida
|
Cumprimentar a turma e retomar a
atividade anterior.
|
|
Leitura
|
Predição
|
Fazer a predição do texto da atividade 16 - SE AS COISAS FOSSEM MÃES.
.
|
1° leitura exemplar
|
O professor deverá fazer a 1ª leitura
para os alunos ouvirem. Em seguida os alunos farão leitura silenciosa e
individual.
|
|
Coletânea de textos
|
O professor deverá indicar um texto
para que todos os alunos leiam e tenham o prazer pela leitura.
|
|
Escrita
|
Atividades escritas
|
Propor aos alunos que respondam a
atividade
|
Correção da atividade
|
Pedir aos alunos que confiram as
questões respondidas a partir de um debate da classe.
|
|
Produção Escrita
|
Propor aos alunos que produzam um texto a partir da observação de uma paisagem
natural.
|
|
Apresentação das produções escritas
|
O professor deverá observar como está
o desenvolvimento do texto e fazer as devidas intervenções se for necessário.
|
|
Propor atividades para casa
|
Propor atividades para casa escrita no
quadro –negro.
|
DIA
____________________________________________________________________
MOMENTOS
|
PASSO A PASSO
|
DETALHAMENTO DOS PASSOS
|
Acolhida
|
Cumprimentar a turma e
|
fazer a retomada da aula anterior.
|
Leitura
|
Predição
|
Fazer a predição do texto da atividade 17- Cada um inventa o seu
monstro. .Pedir aos alunos que fiquem atentos nas palavras que rimam. Identificar
o que são versos , estrofes e rimas .
|
1° leitura exemplar
|
O professor deverá fazer a 1ª leitura
para os alunos ouvirem. Em seguida os alunos farão leitura silenciosa e
individual,
|
|
Coletânea de textos
|
Escolher um texto , ler e fazer seu comentário como também
identificar o gênero.
|
|
Escrita
|
Atividades escritas
|
Responder a atividade 17-conceituar e
classificar substantivos próprios e comuns.Identificar as palavras que rimam.
|
Correção da atividade
|
Debater as questões do texto e conferi-las se estão
corretas.
|
|
Produção Escrita
|
Propor aos alunos que escrevam uma
história de terror.
|
|
Apresentação das produções escritas
|
Após a apresentação dos trabalhos
fazer as intervenções necessárias.
|
|
Propor atividades para casa
|
Propor atividades do livro didático.
|
Josefa Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário